CADASTRE-SE
CHAT ONLINE
FUNCIONALIDADES
  • Você está aqui: Início
  • Funcionalidades
  • Previsão orçamentária
PREVISÃO ORÇAMENTÁRIA CONDOMINAL
Veja como fazer uma previsão orçamentária condominial!

O que é uma Previsão Orçamentária?

 

A previsão orçamentária é uma pratica legal prevista na Lei de Condomínio 4591/64, e faz parte da maioria das convenções condominiais. Basicamente ela serve para fazer a análise de gastos e recebimentos do período financeiro do condomínio.

Esta previsão é fundamental para compor a cota condominial que será cobrada mensalmente para o pagamento das despesas do condomínio e também a arrecadação dos valores para os fundos de reserva

Uma previsão bem feita aliada a gestão de gastos irá ajudar o síndico e ou o administrador a honrar os pagamentos dos custos fixos e também eventuais gastos que ocorram no período de gestão, além de proporcionar investimentos certos para a manutenção da infraestrutura necessária para uma boa vida em condomínio.

 

Principais funcionalidades:

 

  • Geração de Cota condominial mensal
  • Geração de Cota complementar ou extra
  • Pré-visualização e aprovação do conselho
  • Interação em tempo real na previsão
  • Análise linear dos gastos do condomínio
  • Demonstrativo e relatórios detalhados
  • Inclusão de taxas e fundos de reserva
  • Ferramenta ágil e simples para trabalhar

 

 

Conheça as telas da Previsão orçamentária:

 

 

 

Ver mais funcionalidades do Condominizar®

Como fazer uma boa Previsão Orçamentária

 

O gerenciamento do custo condominial e o controle financeiro são os principais tópicos da gestão condominial. Pensando nisso, o sistema Condominizar® faz a geração das Cotas condominiais através da previsão orçamentária, ou seja, a cota é gerada com base em uma minuciosa previsão dos gastos para o respectivo período de gestão.

Com isso, é produzindo a partir dela, todos os relatórios necessários ao controle da receita prevista X recebida e da despesa prevista X despesa efetivada, bem como o confronto da receita auferida para um determinado custeio e a realização do referido gasto – previsto x realizado.

Esta previsão orçamentária aprovada em assembleia servirá de parâmetro tanto para sua execução como para a prestação de contas do síndico no ano seguinte, na próxima AGO (Assembleia Geral Ordinária).

 

Por isso, é fundamental que essa previsão seja bem feita.

 

Sempre que possível, ela deve ser feita com base nos gastos do ano anterior e deve levar em conta itens como:

  • inflação do período
  • contratos a serem negociados
  • dissídio dos funcionários
  • inadimplência do condomínio
  • férias e décimo terceiro
  • inflação
  • A sazonalidade dos gastos também são importantes, mas nem sempre este fator é incluído na previsão orçamentária.
    Como por exemplo no verão, o consumo de água pode ser maior nesta época do ano.

 

Além disso tudo, também deve ser prevista uma “folguinha” para que o pagamento das contas ao longo do ano não fique apertado, exigindo cotas complementares ou retiradas do fundo de reserva.

Todas as previsões de gastos, sendo elas, despesas ordinárias e extraordinárias devem constar na previsão orçamentária. O ideal é fazer uma avaliação dos gastos e consumos em todos os meses anteriores e com isso fazer uma média mensal para que o valor seja igual ao longo de todo o ano, desta forma você possibilita a programação financeira dos moradores.

A forma de rateio, ou seja, a divisão das despesas, tanto ordinária como extraordinárias, deve ser feita conforme descrita na Convenção de condomínio. Se esta forma de divisão não está informada, deve ser feita pela fração ideal de cada unidade, de acordo com a legislação em vigor.

É aconselhável que, na AGO (Assembleia Geral Ordinária), se deixem em aberto possíveis ajustes a serem feitos no orçamento do condomínio ao longo do ano, pois mesmo o maior detalhamento das contas, ainda está sujeito a uma revisão pontual.

 

Veja alguns passos para você ter uma boa gestão fundadas na previsão orçamentária:

 

  • Promover uma Assembleia curta e objetiva
    O síndico deve programar a assembleia com uma pauta curta e objetiva, respeitando rigidamente o horário de início e término.

 

  • Eleger um Corpo diretivo ativo e comprometido
    O Corpo diretivo deve ser composto por pessoas ativas e comprometidas com a gestão do condomínio, procure mantê-las sempre informadas sobre os assuntos e demonstrativos financeiros, sempre os convocando para tomar decisões importantes.

 

  • Previsão orçamentária detalhada
    Procure fazer uma previsão olhando o passado do condomínio sem esquecer de levar em conta indicativos como a inflação do ano, reajustes nos contratos, reajuste salarial dos funcionários e possíveis variações nos gastos. Procure levar em conta também as inadimplências.

 

  • Custo x Qualidade dos serviços e produtos
    Nem sempre o preço é o ponto decisivo para a contratação de um fornecedor, pesquise o preço e junto com ele a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Lembre-se de que o suporte e a disponibilidade da empresa é relevante para o condomínio.

 

  • Documentos para comprovação dos gastos
    Exija nota fiscal ou recibo dos fornecedores para provar a aquisição de produtos e serviços, e se puder digitalize-os e anexe ao sistema de gestão para facilitar a prestação de contas. Mantenha os documentos originais arquivados para possíveis consultas.

 

  • Prestação de contas mensal e anual
    A prestação de contas anual é obrigatória por lei, entretanto é muito importante manter os moradores informados mensalmente sobre a saúde financeira do condomínio. Esta prática demonstra transparência na gestão e comprometimento com o condomínio. Utilize ferramentas e software que ofereçam estes demonstrativos online e em tempo real.

 

  • Cotas extras e fundo de reserva
    Evite a sobrecarga e custos para os moradores no final do ano, planeje o décimo terceiro salário, férias e outros custos parcelando ao longo do ano, formando um caixa. Os fundos de reserva servem para criar fundos de caixa para despesas emergenciais e normalmente são valores estipulados em convenção condominial. Um fundo de reserva deve ser tratado com muita atenção pois dão mais segurança e evitam surpresas de ultima hora em casos extraordinários.

 

Veja como fazer uma previsão orçamentária no Condominizar® Software para Condomínios.

 

Ver mais funcionalidades do Condominizar®

 

Benefícios da geração de Cota através da Previsão

 

Eficaz na geração da cota condominial

Utilizando a mesma ferramenta para fazer a previsão e gerar as cotas condominiais você otimiza o processo e diminui o índice de erros operacionais.​

 

Atende uma exigência legal
Visto que segundo o Código Civil, quota condominial tem que ser gerada com base na previsão anual de gastos.
Demonstrativos de resultados
O processo da clareza na prestação de contas mensal e anual com o confrontamento do previsto e o realizado.
Eficaz na geração da cota condominial
Utilize a mesma ferramenta para fazer a previsão e gerar as cotas condominiais e elimine os erros operacionais.
Agilidade na geração da cota
Esta boa prática juntamente com uma ferramenta eficiente tem como resultado será economia de tempo e custo operacional.
Eficiência e Transparência
Todo o processo pode ser acompanhado e aprovado pelo Síndico e conselho, tornando a prática segura e transparente.
Fidelização do cliente
Mostre para os condôminos que a sua empresa está preocupada em oferecer a melhor gestão para o condomínio.

 

 

Baixe o nosso E-book e saiba como fazer uma Previsão orçamentária através do Condominizar®

 

Ver mais funcionalidades do Condominizar®

Perguntas Mais Frequentes:

 

1 – Posso utilizar a previsão orçamentária em um condomínio que utiliza a cota condominial Fixa?
Sim, embora o condomínio tenha uma cota mensal fixa, a previsão de gastos deve ser feita anualmente para nortear os custos mensais e assim não prejudicar o andamento da saúde financeira do condomínio. Clique aqui para ver como gerar a Taxa de condomínio

2 – A previsão orçamentária irá agrupar outras taxas cobradas separadamente, como por exemplo o gás?
Sim, além do gás você pode também incluir na cobrança da cota mensal as reservas de área e outras taxas extras. Todos os valores cobrados na quota mensal serão mostrados na previsão orçamentária. 

 

Ver mais funcionalidades do Condominizar®


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0